segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Em dois anos, sinal digital chega a 26 cidades brasileiras

Com o interesse das emissoras de televisão em adiantar o cronograma definido pelo Ministério das Comunicações, o sinal da TV digital aberta já chegou a 26 cidades do país, das quais 19 são capitais. Nesta terça-feira, Londrina, no Paraná, junta-se ao grupo.

O governo havia definido que até janeiro do próximo ano a nova tecnologia deveria estar disponível apenas nos municípios de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador.

Segundo o presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Slaviero, cerca de 90 milhões de brasileiros já estão aptos a receber o sinal digital.
Mesmo assim, Slaviero admite que a demanda por conversores ainda está abaixo das expectativas e as emissoras podem fazer "um trabalho mais eficiente de divulgação e o farão a partir de 2010".

"A Copa do Mundo vai ser um divisor de águas no avanço na compra de receptores", diz Slaviero. Ele explica que, quando os telespectadores "têm contato com o sinal digital, não querem voltar ao analógico", e destaca a crescente produção de conteúdo em alta definição.
O presidente da Abert diz que 2016 será o último ano para a transmissão do sinal analógico. "É um tempo factível, mas não podemos descartar a necessidade de prorrogação", observa.

Canais pagos
As TVs por assinatura estão de olho nesse filão. A programação em alta definição foi ampliada, e aparelhos que permitem a recepção da TV digital aberta estão sendo oferecidos.

A Net foi a primeira empresa de TV por assinatura a disponibilizar o equipamento digital para seus assinantes, em dezembro de 2007. A TVA entrou nesse nicho em maio de 2008, e a Sky, em agosto deste ano.

Nenhuma das empresas, no entanto, revela a quantidade de aparelhos que foi cedida em comodato ou vendida aos clientes durante esse período.

Nenhum comentário: