sábado, 28 de novembro de 2009

Candidatos enfrentam filas para tirar a primeira carteira de habilitação

Candidatos a motoristas têm menos de um mês para se beneficiar com as antigas regras para tirar a primeira carteira de habilitação.
Em alguns estados no Nordeste, há filas para fazer a prova prática. A mudança nas regras começa a valer em 2010. As filas são grandes todo dia para tirar a primeira habilitação no Departamento de Trânsito (Detran) de Teresina. Nídia Lima está tentando fazer a prova de percurso e baliza desde setembro. "Está muito lotado.
Eu não sei em que horário vou fazer minha prova. Fica difícil porque eu estou com o processo vencendo", diz. Em São Luís, mais de 24 mil candidatos estão vivendo a mesma aflição. É uma corrida contra o calendário. São pessoas que se matricularam nas autoescolas antes de 31 de dezembro de 2008, para tentar escapar das novas regras.
Até o ano passado, para virar motorista, era preciso fazer 30 horas de aulas teóricas e outras 15 práticas. Agora, são 45 horas de teoria e outras 20 dirigindo o veículo pelas ruas. Os candidatos que iniciaram os processos em dezembro passado têm somente um mês para concluir a prova escrita e também a prova prática.
Caso contrário, vão ter de voltar à escola e começar tudo de novo. Em São Luís, só com a estrutura que já havia, o Detran percebeu que seria impossível atender todos os candidatos desesperados. Foi preciso então escolher mais um local para os testes.
O estacionamento de uma antiga feira livre virou a nova pista de provas. Agora, são três na cidade. Os examinadores trabalham também nos finais de semana. Por dia, o Detran de São Luís aplicava 420 testes, mas para dar conta de toda a demanda agora são 600 diariamente.

Nenhum comentário: