sábado, 21 de novembro de 2009

Na véspera do vestibular da UFRN candidatos devem relaxar

Um bom cineminha não faz mal, uma partida de videogame também não. Mas o bom mesmo são algumas sessões de relaxamento para retirar a tensão da carga pesada de estudos e se preparar psicologicamente para o grande dia na vida de todo vestibulando. As dicas de professores e psicólogos são direcionadas aos vestibulandos da UFRN que vivem a expectativa e ansiedade de um dos momentos mais importantes na vida.
Na véspera do vestibular, nada de "ralação" nos livros, nem festinhas. Praia só se for de manhã cedo para evitar o desgaste do sol. Para ajudar o fator psicológico e diminuir a ansiedade do aluno, algumas escolas e cursinhos de Natal realizam hoje uma programação de lazer, como é o caso do Overdose Colégio e Curso, que começa hoje uma Colônia de Véspera com uma sessão fechada de cinema. As atividades entram pelos dias de provas,de amanhã à próxima terça-feira, com técnicas de relaxamento, massoterapia e acupuntura, além de jogos de tabuleiro. O objetivo é que os alunos se distraiam e não fiquem tão ansiosos com o vestibular.
Além disso, segundo a psicóloga do Colégio e Curso Contemporâneo, Mônica Brito, já está comprovado que na véspera do vestibular não se aprende nada, pelo contrário, se o aluno estudar ele vai descobrir que ainda tem muita coisa que ainda não sabe e termina por ficar estressado, podendo até entrar em pânico na hora da prova". O Controle do pânico é uma das maiores preocupações. Para evitar o famoso "branco" no momento em que mais precisa da memória, a psicóloga recomenda sessões de relaxamento, concentração e respiração correta para oxigenar o cérebro. "Quem alimenta o sistema nervoso é o oxigênio.
Quando o vestibulando está tenso, a musculatura e o diafragma se retraem, ficando em atividade mais de quatro horas e dificultando o envio de oxigênio ao cérebro. Para resolver esse problema, basta respirar profundo", recomenda ela. Outra orientação é com relação à alimentação que tem que ser algo leve e saudável, nada de exageros e deve ficar longe de bebidas alcoólicas.
Por Francisco Francerle, do DIARIO DE NATAL

Nenhum comentário: