terça-feira, 24 de novembro de 2009

Articuladores de Apodi participam de capacitação do Selo UNICEF em Natal

Marcilio Reginaldo Celo Unicef


Os articuladores de Apodi do Selo UNICEF, Marcilio Reginaldo e Patrícia Lorena Raposo, participaram em Natal do I Encontro Estadual de Articuladores e Conselheiros Municipais do Selo no território potiguar que aconteceu no Hotel Barreira Roxa.
O encontro reuniu representantes de 155 dos 165 municípios inscritos nesta edição do Selo, além de adolescentes de alguns municípios, prefeitos e entidades parceiras, como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, secretários estaduais, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).
Durante a programação, os participantes conheceram a concepção do Selo, a metodologia e puderam trocar impressões acerca desta edição, que apresenta algumas novidades, como a realização de dois fóruns comunitários – um no início do processo, responsável por elaborar uma análise da situação da infância e adolescência no município e um ao final, realizado até março de 2012, com o objetivo de comparar a evolução da situação do município após esse intervalo de tempo.
Cada participante recebeu um guia metodológico, onde constam detalhes dos processos de todas as etapas da edição 2009-2012.Para Regina Lúcia Pinheiro, assessora técnica do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, e uma das participantes da capacitação, o encontro foi de grande relevância por esclarecer as dúvidas e nivelar, mesmo que inicialmente, o conteúdo.
“Sem dúvida acontecerão outros momentos, para discutir dúvidas que surgirão ao longo do selo. Um ponto destacado pela equipe do UNICEF e que nós do Conselho pensamos já há bastante tempo é a necessidade de um curso voltado para os prefeitos, para discutir gestão e direitos de criança e adolescente”, afirmou.Sobre o processo para o recebimento do Selo, Regina explicou que o Conselho Estadual vem fazendo a sua parte.
“O Conselho apóia e orienta os municípios, especialmente o trabalho dos conselhos municipais e dos conselhos tutelares para que estejam funcionando bem. Isso já é um passo em busca do Selo”.
Fonte: Ascom Prefeitura Apodi

Nenhum comentário: