terça-feira, 17 de novembro de 2009

Governo compra 40 milhões de doses de vacina contra gripe suína

O Ministério da Saúde comprou 40 milhões de doses de vacina contra a gripe suína. O primeiro lote de entrega será entregue no início do 2010. Segundo o ministério, as vacinas estarão disponíveis antes do próximo inverno para um público-alvo ainda em definição. O investimento é de R$ 444,7 milhões.
De acordo com o ministério, a compra imediata reflete o movimento do mercado internacional. "A produção da vacina contra o novo vírus da Influenza A (H1N1) tem sido mais lenta do que o esperado e a demanda mundial pela vacina é muito maior do que a oferta", explica o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já havia adiantado que em 2010 cerca de 110 milhões de brasileiros seriam vacinados contra a gripe suína.
Temporão disse que uma campanha de vacinação deve começar em março ou abril e se estender até o meio do ano. ( Leia mais: Temporão diz querer ser um ministro sem marcas) A negociação contou com a participação de duas empresas internacionais, a Baxter e a Glaxo SmithKline Biologicais (GSK). As propostas foram acompanhadas por representantes da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal, Consultoria Jurídica e área técnica do Ministério da Saúde e a escolha se deu pelo menor preço.
A canadense GSK será a fornecedora deste primeiro lote de vacinas para o Brasil A estimativa do governo é receber as primeiras vacinas em janeiro de 2010. O Ministério da Saúde informou que além deste lote, também serão adquiridas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, único produtor na América Latina, e também por meio do Fundo Rotatório da OPAS. Está prevista, ainda, a abertura de licitação para compra de outro lote de fornecedores internacionais. As quantidades e os prazos para realização dessa compras, no entanto, estão sendo definidos.

Nenhum comentário: