quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lula e Dilma visitam obras da Refinaria Clara Camarão em Guamaré

O presidente e a ministra desembarcam às 14h em Parnamirim. Governadora assinará termo com Petrobras para ampliar capacidade da refinaria.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao Rio Grande do Norte amanhã (19) para visitar as obras da Refinaria Clara Camarão, na cidade de Guamaré, orçada em R$ 200 milhões e com previsão para entrar em operação no segundo semestre do próximo ano.
A assessoria de imprensa da Presidência da República confirmou a presença da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na comitiva presidencial.Lula e Dilma devem desembarcar às 14h, no avião presidencial, na base aérea de Parnamirim e, em seguida, seguem de helicóptero, juntamente com a governadora Wilma de Faria (PSB), para Guamaré.
A programação no município deve começar às 14h30. Além de Dilma Rousseff, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, integram a comitiva do presidente Lula.
O presidente retorna para Brasília às 17h.A Refinaria Clara CamarãoA refinaria do Rio Grande do Norte vai ser a primeira, entre as demais anunciadas pelo presidente Lula, a entrar em funcionamento.
Durante a visita, a governadora assina termo de compromisso com a Petrobras para oficializar as obras de infra-estrutura com vistas a ampliar a capacidade já instalada e implantar a unidade de produção de gasolina.A Refinaria Potiguar Clara Camarão processa atualmente petróleo produzido nos campos de terra e mar do Rio Grande do Norte.
Também poderá processar petróleo do pré-sal. A nova refinaria será a 12ª a entrar em operação no país e a oitava maior do Brasil. Somente na primeira fase deve gerar 700 empregos diretos e até 5 mil indiretos nas indústrias satélites, bases, terminal e transporte."A refinaria de petróleo era um sonho antigo do Estado que está se tornando realidade.
E o mais importante é que o seu projeto é viável e vai se concretizar em um curto espaço de tempo. A partir do próximo ano, já teremos a nossa tão esperada refinaria que vai gerar mais empregos e desenvolvimento para o Rio Grande do Norte", destacou a governadora.
A capacidade de processamento do Pólo Industrial da cidade será de até 80 mil barris de petróleo por dia, maior que, pelo menos, quatro outras refinarias no país. Com as novas obras de infra-estrutura e ampliação, a refinaria produzirá 4,5 mil barris diários de gasolina, o que tornará o Estado autossuficiente em relação a este produto.
O Pólo Industrial de Guamaré já recebeu investimentos da ordem de 1,6 bilhão de dólares. O investimento na ampliação das instalações será de 191 milhões de dólares, totalizando 1,8 bilhão de dólares.
Após as obras, a Clara Camarão contará com um novo quadro de bóias com capacidade para atracar navios de 50 mil toneladas, além de uma unidade de produção de gasolina automotiva.

Nenhum comentário: