segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estudantes chegam atrasados e perdem prova do Enade em Natal



Cerca de oito mil universitários fizeram ontem a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação do ensino superior. Na escola estadual João Machado, em Ponta Negra, cerca de 14 pessoas foram impedidas de entrarem no colégio por terem chegado atrasados e pretendem entrar com recurso para tentar fazer a prova. Sem ela, o aluno não pode colar grau. Na escola João Machado, os alunos avaliados eram dos cursos de comunicação social e música.
Alguns deles falaram terem visto no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que o as provas eram às 13h (horário de Brasília), mas que havia uma tolerância de 15 minutos. A reportagem checou o site e, quanto à hora do exame, verificou a seguinte informação: "Atenção, estudantes! A prova do Enade 2009, que acontece hoje, 8/11, começa às 13h00, horário de Brasília. Verifiquem comantecedência eventuais disparidades locais de horário".
As justificativas também se valeram do atraso dos ônibus e de obras na rua Praia de Genipabu, que fazem os veículos terem de fazer arrodeios para chegarem ao local da prova. "Eu vim de Santos Reis para fazer uma prova em Ponta Negra e quando eu chego aqui a coordenadora do local ainda foi irônica, fazendo pouco do esforço da gente", reclama Ise Xavier dos Santos, estudante de radialismo na UFRN. Sem fazer a prova, os estudantes não podem colar grau. "Vou ao Departamento de Administração Escolar (DAE) e consultar o setor de prática jurídica da UFRN para ver o que podemos fazer", diz Suelen Lobato.
A coordenadora das provas na escola João Machado, Maria de Jesus, diz que os portões foram fechados pontualmente ao meio dia. "Os alunos estavam errados e ainda foram mal-educados, ficaram gritando".

Nenhum comentário: