O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Itaú (RN) Francisco Neuremberg Fernandes e a empresa Terramoto Construções Ltda. a pagarem solidariamente R$ 208.903,31, valor atualizado, por irregularidades na reconstrução de 15 casas no município.
O convênio foi firmado com o Ministério da Integração Nacional. Relatório do TCU aponta que as obras não foram concluídas, além de indicar desvio de finalidade, não atingiu os objetivos pactuados, pagamento antecipado e ausência de recibos que comprovassem os pagamentos.
Houve divergências entre informações da prestação de contas e a movimentação financeira revelada por cópia de cheques da conta do convênio e os beneficiários originalmente previstos não foram os favorecidos com os recursos do convênio.
Ainda foi verificado que não houve reconstrução, mas restauração das unidades habitacionais."Não é possível, por esses motivos, admitir nem mesmo que os recursos repassados àquele município tenham sido utilizados para a realização de ações que beneficiaram a comunidade local", afirmou o ministro-relator Benjamin Zymler.
O ex-prefeito e a empresa ainda foram multados individualmente em R$ 7 mil. O TCU encaminhou cópia da decisão à Procuradoria da República no Estado do Rio Grande do Norte, para o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN) e ao Ministério Público Estadual. Cabe recurso da decisão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário