sábado, 30 de janeiro de 2010

João oferece ao PV vaga de vice na chapa governista; partido analisa




Apesar de o grupo defensor do apoio do PV à candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), na disputa pela sucessão estadual, ganhar cada vez mais força, a aliança só será firmada, seja com o governo ou com oposicionistas, quando um dos grupos fechar apoio à reeleição da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), para as eleições de 2012.


A decisão de colocar os objetivos do partido para a próxima eleição municipal na mesa de negociações das eleições deste ano foi tomada durante o primeiro encontro do PV em 2010, ocorrido na casa de veraneio de Micarla, no início do ano, em Piranbúzios. Na ocasião, os verdes também se mostraram favoráveis à indicação do vice-governador, na chapa que o partido integrar.


Os membros da sigla se sentiram rejeitados pela oposição pelo fato de o deputado estadual Robinson Faria (PMN) ter sido convidado para ser vice da candidata oposicionista ao governo, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), e o PV só ter sido informado das negociações por meio da imprensa. Os verdes exigem participação nas negociações.


Além de provavelmente não ter o espaço para indicar o vice da chapa de oposição, o PV corre o risco de não contar com o apoio de alguns dos atuais aliados nas eleições de 2012. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que apoiou Micarla em 2008, é um dos potenciais adversários da prefeita para 2012. Com o lançamento de uma candidatura do PSDB, o Democratas poderá deixar a administração verde para apoiar o candidato dos aliados nacionais.


O lado governista ainda não definiu o vice e usará a vaga para tentar atrair o PV. No que diz respeito às eleições de 2012, o grupo de Iberê, que é liderado pela governadora Wilma de Faria (PSB), não possui candidatos potenciais à prefeitura de Natal. O quadro muda se Wilma dor derrotada na eleição para o Senado. Nesse caso, a atual governadora seria a adversária natural de Micarla.


A derrota da governadora não é interessante para o PV, que estaria colocando contra Micarla uma adversária de força, para as eleições de 2012. Por isso, o segundo voto dos verdes deverá ser de Wilma de Faria. O primeiro já foi confirmado por Micarla que será do senador José Agripino (DEM).


Os verdes estão divididos quanto ao rumo que o partido deve tomar nas eleições deste ano. Enquanto os deputados estaduais Gilson Moura (PV) e Luiz Almir (PV) preferem se aliar ao governo, o colega deles Paulo Davim (PV) defende uma aliança com a oposição. Moura e Almir já declararam voto em Wilma para o senado. Davim aguarda a indicação do partido para ser suplente do senador José Agripino (DEM).


João Maia articula adesão de verdes a Iberê Ferreira


Apesar de não ter informado à imprensa sobre o conteúdo da conversa de quase três horas que teve, ontem, com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), o CORREIO DA TARDE apurou que o deputado federal João Maia (PR) foi até a gestora a missão de aproximar o PV da base governista. Uma fonte informou que o deputado prometeu empenho total na eleição do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) para chefe do executivo estadual.


O vice da chapa de Iberê seria indicado por João Maia. No entanto, o deputado abrirá mão de indicar um membro do PR para ter o PV na base governista. A conversa entre Maia e a prefeita ainda não gerou definições. Micarla continua sem candidato a governador e à espera da confirmação de apoio de um dos sistemas políticos à sua reeleição.


A estratégia da base governista, que contará com João Maia e o deputado federal Henrique Alves (PMDB) nas articulações, é neutralizar a força da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Região Metropolitana de Natal. Nos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim, situação e oposição vão apoiar a candidatura de Iberê. A adesão de Micarla é o que falta para consolidar a força do grupo.


Empenho


João Maia, em entrevista à Rádio Caicó, ontem, prometeu empenho na campanha de Iberê para o governo. Apesar de não ter ainda feito o anúncio oficial de apoio à candidatura do vice-governador, Maia já deixou claro que estará no palanque do pessebista e trabalha para fortalecer a candidatura de Iberê. "Aliado de verdade é aquele que trabalha para ajudar a ganhar. Essa é a minha tese", afirmou.


O deputado admitiu que terá dificuldades para unificar todos os diretórios municipais do PR em torno da candidatura de Iberê. Ele disse que as questões municipais influenciarão bastante na disputa deste ano. "Teve um tempo que era muito mais fácil, porque você tinha um lado, tinha outro lado e pronto. Hoje nós temos muitas dificuldades, não de apoiar Iberê, mas as realidades locais são muito diferenciadas", avaliou.


O republicano informou que está tendo dificuldades para acomodar aliados no palanque do PSB em Parelhas, Currais Novos e Assu. No entanto, disse que conversará com aliados na expectativa de conseguir reverter essa situação. "Meu estilo é esse. Vou colocar meus argumentos, vou ouvir e vou ver quais são as questões que a gente pode resolver. Eu tenho me dedicado muito a isso. Cada lugar tem seus problemas e eu estou tentando conversar com cada um para resolver essas questões", concluiu.

Nenhum comentário: