O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o apresentador do Jornal Nacional William Bonner, o padre Marcelo Rossi e os cantores Roberto Carlos e Ivete Sangalo são os brasileiros mais confiáveis entre 27 personalidades nacionais, segundo pesquisa do instituto Datafolha publicada nesta sexta-feira (1º) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
No levantamento, Lula obteve nota média de 7,9, numa escala de 0 (menos confiável) a 10 (mais confiável), seguido por William Bonner (7,78), Marcelo Rossi (7,62), Roberto Carlos (7,60) e Ivete Sangalo (7,35). O instituto ouviu 11.258 pessoas entre os dias 14 e 18 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.A melhor avaliação de Lula é no Nordeste (8,74), contra 7,14 no Sul e 7,57 no Sudeste. O presidente é mais bem avaliado pelos mais velhos –segundo o jornal, no levantamento ele obteve 47% de notas 10 entre as pessoas com 60 anos ou mais. Entre os mais ricos e escolarizados, Lula cai para o quinto lugar no ranking de credibilidade.
Na outra ponta, as cinco piores médias foram dadas a quatro ex-presidentes da República –Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, José Sarney e Fernando Collor de Melo.
Entre os pré-candidatos à Presidência em 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o mais bem avaliado, com média de 6,23 e a 14ª posição no ranking geral. Em 19º aparece o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), com 5,45 de média. Em 20º, Ciro Gomes (PSB), com média de 5,41, seguido pela ministra Dilma Rousseff (PT), com 5,40, e pela senadora Marina Silva (PV), com 5,15.
Por ordem, o ranking da credibilidade foi o seguinte, de acordo com o Datafolha: Lula, William Bonner, Marcelo Rossi, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Silvio Santos, Zezé Di Camargo, Dunga, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gugu Liberato, José Luiz Datena, Ronaldo, José Serra, Hebe Camargo, Fausto Silva, Paulo Coelho, Xuxa, Aécio Neves, Ciro Gomes, Dilma Rousseff, Marina Silva, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, José Sarney, Edir Macedo e Fernando Collor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário