quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ABASTECIMENTO

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai recuperar oito reservatórios de água em diferentes cidades do Rio Grande do Norte. Além disso, dois reservatórios antigos que não estavam mais sendo utilizados serão demolidos.
O reservatório da cidade de São Tomé já foi demolido e o de Portalegre já recebeu visita da empresa J.E. Construtora LTDA, que venceu a licitação para a demolição. Será feito o isolamento da área para que a demolição ocorra na próxima semana resguardada a segurança das casas próximas ao reservatório.
O trabalho é fiscalizado pela Gerência de Desenvolvimento Operacional (GDO) da Caern, que cuida da área de equipamentos e distribuição operacional da água. O objetivo do trabalho é preservar a estrutura física dos reservatórios garantindo a distribuição contínua de água a seus clientes, em todas as cidades. Serão investidos cerca de R$ 400 mil neste trabalho.
Foram concluídos o laudo técnico para avaliação e diagnóstico de cada uma das estruturas de abastecimento nas cidades de Parnamirim, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Ielmo Marinho, Caiçara e São Bento do Norte (um reservatório para as duas cidades) e Serrinha dos Pintos. Faltam ser entregues os relatórios das cidades de Rui Barbosa e Sítio Novo, que também serão contemplados com a recuperação de reservatórios.
Os serviços vão desde a limpeza, troca de ferros de sustentação, se necessário, e concretagem. Em João Câmara, está o reservatório com a maior capacidade de armazenamento tendo um total de 3,2 milhões de litros de água. Parnamirim tem o segundo maior reservatório para recuperação que tem capacidade para 500 mil litros. As demais cidades beneficiadas são Caiçara e São Bento do Norte (100 mil litros), Serrinha dos Pintos (200 mil litros), Ielmo Marinho (150 mil), Pedra Grande (50 mil), Parazinho (50 mil) e Sítio Novo (50 mil).
RECONHECIMENTOCaern é eleita a melhor Empresa Estadual de Saneamento de 2009 A Saneamento Ambiental, umas das mais importantes revistas de saneamento do país, trouxe em sua mais nova edição, de nº 145, um ranking com as melhores empresas brasileiras de saneamento básico. Na categoria Empresa de Saneamento Estadual 2009, a vencedora foi a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A edição traz uma matéria especial sobre os investimentos em saneamento básico e uma entrevista com o diretor-presidente da Caern, Walter Gasi.São cinco páginas contando a história recente da Caern. Na entrevista com Walter Gasi é destacado que o Rio Grande do Norte terá em 2012 uma cobertura de 72% de esgotos. Com investimentos de R$ 923 milhões em esgotamento sanitário e abastecimento de água, a Caern tem se destacado no setor.
São citadas também obras de importância significativa como a Estação de Tratamento de Esgotos do Baldo, que usará tecnologia de desinfecção de esgotos com raios ultravioletas. Além da Estação de Tratamentos de Esgotos Jundiaí e o Emissário Submarino da Barreira do Inferno.
A revista destaca ainda que a Caern conseguiu equilibrar as finanças e inicia 2010 totalmente equilibrada, em relação à arrecadação e despesa. Renegociação com fornecedores, combate às ligações clandestinas e fraudes, cadastro comercial e Desenvolvimento Institucional, renegociação da dívida com energia elétrica foram fundamentais para reerguer as finanças da empresa.
Também são destacados os investimentos na cidade de Mossoró, com o funcionamento do poço P-27, já perfurado em terreno da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Além de outras medidas importantes, como a substituição de 220 quilômetros de rede de distribuição e ampliação de 76 quilômetros dessa rede, que resultará na redução de vazamentos. A questão do abastecimento de Mossoró será resolvida quando for construída a adutora de Mossoró, que captará água da Barragem de Santa Cruz na cidade de Apodi.
ELEIÇÃOEm novembro de 2009, a Caern foi indicada pela revista Saneamento Ambiental, entre as três companhias estaduais que mais se destacaram na área de saneamento ambiental em todo o Brasil. Edição impressa, pioneira no mercado editorial brasileiro, nas áreas de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente, a revista Saneamento Ambiental escolhe anualmente, através de votação dos leitores, as empresas que mais se desatacaram na área de saneamento ambiental. A Caern foi eleita com Para selecionar as empresas que mais se destacaram em 2009, a revista considerou os investimentos na ampliação dos serviços de água e esgotos, a extensão do índice de cobertura do atendimento no abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, além da redução dos níveis de desperdício, conservação de mananciais, modernização do serviço e política ambiental.
APRENDIZADO Palestras de educação ambiental chegam aos bairros Nordeste, Felipe Camarão e Guarapes Os moradores dos bairros Nordeste, Felipe Camarão e Guarapes recebem esta semana equipe de educação ambiental que irá promover palestras sobre esgotamento sanitário. O trabalho da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte realizado pela equipe contratada da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) está sendo desenvolvido na zona oeste de Natal. Nesta quarta-feira (27), a palestra será realizada às 19h, no Conselho Comunitário do bairro Nordeste, que fica no Conjunto Boa Vista, próximo ao terminal da empresa Guanabara.
Os palestrantes, o consultor da Funcern Wagner Alves e a gestora ambiental Maria Jin-Leine, irão falar aos moradores sobre os cuidados que a população deve ter com o sistema de esgoto. Já na quinta-feira (28), as explicações serão repassadas aos moradores de Felipe Camarão. A palestra acontece às 19h, no Conselho Comunitário do bairro, que se localiza na Rua da Tamarineira, s/n, próximo à Maternidade. Na sexta-feira (29), no mesmo endereço, será uma palestra às 8h e outra às 13h, com o mobilizador social, Bruno Ferreira, que irá explicar a alunos das escolas locais, os cuidados com o esgoto condominial. Em Guarapes, os usuários da Unidade de Saúde vão poder se informar sobre esgotamento sanitário na reunião que acontece na sexta-feira (29), na Igreja Presbiteriana do bairro, localizada na Rua Bela Vista.
A palestra começa a partir das 8h. As palestras fazem parte do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que teve seu lançamento oficial na última terça-feira. Esse projeto tem o objetivo de informar e mobilizar a população beneficiada com o novo Sistema de Esgotamento Sanitário, que esta sendo implantado na Zona Oeste de Natal. As obras visam atender uma população de 113.760 mil habitantes, distribuída em seis bairros.

Nenhum comentário: