sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Produtores rurais do Vale do Apodi revoltados com serviços feitos pela Defesa Civil







Os produtores rurais do Vale do Apodi que foram atingidos pelas enchentes do ano de 2008 e que somente agora estão sendo atendidos pela Defesa Civil Estadual, estão reclamando da forma como os Poços Artesianos do município estão sendo recuperados e pedem providencias da coordenação estadual da Defesa Civil.

O presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, Francisco Antonio Gama e o vice-presidente da Associação dos Agricultores do Sitio Baixa Fechada, Francisco Jorge dos Santos “Poroca”, denunciam que a Comissão Municipal de Defesa Civil juntamente com as Associações Comunitárias do Vale do Apodi realizaram um levantamento em 2008 onde foi detectado problemas em 54 poços artesanais (cacimbão) e agora a Defesa Civil Estadual esta recuperando através de uma empresa contratada, mas eles alegam que os serviços estão sendo executados de forma errada e isso levara prejuízos aos agricultores.

“Em vez de poços (cacimbão) estão fazendo verdadeiras cisternas com cimento, isso faz com que não haja infiltração e os reservatórios não recebam água”, comentou o produtor rural Francisco Antonio Gama.

Cerca de 30 produtores rurais se reuniram na Comunidade Rural de Trapia para discutir o problema e a maioria defendeu que a Comissão Estadual de Defesa Civil faça uma visita nas comunidades para ouvir os agricultores e buscar uma solução para o impasse. Em Apodi tanto o Sindicato dos Trabalhadores Rurais quanto a Secretaria de Agricultura não foram procurados pela empresa que esta realizando a recuperação dos poços artesanais das comunidades rurais do Vale do Apodi.

Os produtores rurais estão articulando uma audiência com o Secretario de Recursos Hídricos, Ibere Ferreira para que providencias sejam tomadas. Uma comissão foi formada e ate segunda-feira estão se deslocando a Natal para manter o contato.

MAIS INFORMAÇOES: 9622: 1113 - Eron Costa

Nenhum comentário: