quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caern consegue solução emergencial para abastecimento de Apodi







Antes do carnaval, a população de Apodi terá o abastecimento de água regularizado. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em reunião com a prefeitura de Apodi encontrou a solução para que o abastecimento da cidade volte a normalidade em 15 dias. o poço perfurado em fazenda particular será ativado e garantirá água suficiente para toda a cidade.
A propriedade onde se situa o poço é de propriedade de Gilberto Veríssimo Torres, que autorizou o uso da água, já com a adutora de Apodi. O poço da fazenda fica bem próximo dos outros poços de captação da Caern. Os trabalhos no local foram iniciados nessa quarta-feira (20). Está sendo feita a limpeza do local e será instalada a energia elétrica e equipamentos para que ocorra a interligação da Caern. “Vamos suprir a deficiência do sistema”, afirma o diretor-técnico, Clóvis Veloso. Ele lembra que o poço está na mesma área da formação Arenito-Açu, que possui água de excelente qualidade.

Na reunião, ocorrida na prefeitura de Apodi na terça-feira (19), estiveram presentes, além do diretor-técnico da Caern, o gerente regional de Mossoró, José Ronaldo e os secretários municipais de Apodi responsáveis pelas pastas de Obras, Urbanismo, Agricultura e Gabinete Civil, Nilson Fernandes, Elton Souza, Eron Costa e Tibúrcio Marinho, respectivamente.

A prefeitura se colocou à disposição da Caern como parceira para agilizar a reativação do poço e vai ceder trator para a limpeza do terreno. Por enquanto, lembra Clóvis Veloso, é importante que a população continue economizando água e evitando o desperdício.

No final de semana passado, um dos três poços da Caern que abastece a cidade de Apodi, apresentou problema técnico que não permite reparo. A solução encontrada foi a perfuração de um novo poço. A Caern deslocou mão de obra e equipamentos para começar imediatamente o trabalho, mas a perfuração precisa ser feita em um tempo estimado de 60 dias. A cessão do poço existente na fazenda foi a melhor opção encontrada para retomar o abastecimento normal o mais rápido, sem contar que é importante a retomada o mais rápido, porque na época do carnaval a população de Apodi aumenta consideravelmente. Um novo poço reserva também será perfurado em terreno cedido pela prefeitura.

Nenhum comentário: