O Rio Grande do Norte deu o pontapé inicial para a criação de Plano de Saneamento Básico para os municípios. Uma reunião presidida na manhã desta quinta-feira (14) pelo vice-governador e secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Iberê Ferreira de Souza, reuniu representantes da Sociedade Civil, governos municipais, estadual e federal e Ministério Público para definir as primeiras estratégias para a elaboração das políticas públicas na área de saneamento. Um novo encontro vai acontecer no próximo dia 25.
“O Governo está duplicando a área saneada de todo o Rio Grande do Norte e também da Capital Natal e esse plano terá o objetivo de possibilitar um planejamento nas ações para o futuro”, disse o vice-governador. Segundo ele, esse trabalho deve ser feito em conjunto com o Ministério Público. A reunião contou ainda com a participação da promotora do Meio Ambiente Rachel Germando, do diretor-geral da Caern, Walter Gasi, além de representantes da Funasa, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam).
“Saio muito feliz desse encontro por ser o marco inicial dos nossos trabalhos em favor da concretização desse plano”, afirmou a promotora Rachel Germano. De acordo com a promotora, no dia 26 de janeiro o Ministério Público divulgará as metas para o setor ambiental estadual. Ações Em todo o Estado, o investimento governamental em saneamento, entre obras concluídas, em andamento ou a iniciar totaliza mais de R$ 916 milhões.
Através da Caern, o Governo do Estado está realizando serviços de saneamento em 23 municípios e duplicará a área saneada em todo o Rio Grande do Norte, passando dos atuais 20 por cento para 40. Na Capital do Estado, a área saneada passará de 32 para 60 por cento em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário