segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Britânicos testam vacina para leucemia


Pesquisadores britânicos devem iniciar em breve testes com uma vacina contra a leucemia, cujo objetivo não é prevenir, mas sim impedir que a doença retorne após o tratamento convecional com quimioterapia ou com transplante de medula óssea. O estudo, liderado por médicos da University College de Londres, será publicado na próxima edição do Journal of Cancer Immonology.

Participarão dos testes iniciais pacientes com leucemia mielóide aguda, o tipo mais comum de leucemia em adultos. Mesmo com tratamento agressivo, na metade dos casos a doença costuma voltar. Caso os resultados apresentados sejam satisfatórios, a vacina poderá ser testada também em pacientes com outros tipos de câncer.

Os pesquisadores ressaltam que a idéia da vacina não é de prevenção, como pode sugerir o termo. Ela será usada somente em pacientes já diagnosticados com a doença e que já deram início ao tratamento convecional. A vacina deverá "programar" o sistema imonológico desses pacientes para que ele busque as células cancerígenas e as destrua, evitando que a doença reapareça. Os primeiros testes serão realizados em centros médicos do Reino Unido.

A vacina, criada a partir da células retiradas do sangue do paciente que depois são manipuladas em labarotório, demorou cerca de 20 anos para ser desenvolvida e os testes realizados em ratos apontam bons resultados: a vacina chegou a estender a vida deles em até 25 anos e mais da metade não apresentou reincidência da doença.

Medula - A leucemia mielóide aguda é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, principalmente em adultos. O tratamento consiste em dois estágios, sendo o primeiro deles a quimioterapia, e o segundo, o transplante de medula óssea. Os índices de sobrevivência apontam que mais da metade dos pacientes diagnosticados com a doença morrem em cinco anos após o início do tratamento.

Nenhum comentário: