segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Apodi intensifica combate à Dengue




A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Saúde através dos Agentes de Saúde tem intensificado varias ações de combate à Dengue em todo território apodiense.

Os Agentes Comunitários de Saúde vem atuando no centro da cidade e nos 17 bairros de Apodi em pontos estratégicos como sucatas, cemitérios, usinas de reciclagens e residências. O trabalho também conta com o apoio da Secretaria de Urbanismo que tem realizada a limpeza de canais e terrenos baldios.

Em Apodi a dengue esta controlada, mesmo assim o trabalho de combate vem sendo intensificado. A exemplo de 2009. A Secretaria de Saúde promovera arrastões nos bairros, com orientações e caça a criadouros, distribuição de panfletos informativos.

De acordo com o coordenador de Endemias de Apodi, Damião Paiva, os Agentes Comunitários de Saúde trabalham com orientações durante as visitas casa a casa, numa forma de atentar para os cuidados necessários para evitar a doença.

Na opinião do coordenador, Damião Paiva, o sucesso do controle da doença é necessário não só as ações por parte do Poder Público, mas a participação da população, no sentido de combater os possíveis criadouros, eliminando todos os recipientes com água parada e, principalmente, evitar o acúmulo de lixo em terrenos baldios.

Devido a um conjunto de ações que vem sendo executada pela equipe da Secretaria da Saúde, que tem contado com o apoio das demais secretarias, num trabalho integrado. O município de Apodi controlou o índice de infestação e Apodi foi contemplado com uma KOMBI do Ministério da Saúde que reconheceu o trabalho de Apodi como um dos mais positivos do país.

O combate as a dengue no território apodiense também é feita com o peixamento em reservatórios de residências e prédios públicos. A piaba elimina as lavas do mosquito Aedes Aegypt, responsável pela temida dengue.

ASCOM - PMA

Nenhum comentário: