segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Wilma e Robinson conseguiram conter os ânimos num encontro marcado pela frieza


Quem desejava ver sangue, troca de acusações, ameaças, xingamentos ou barraco ficou frustrado na tarde de ontem.A leitura da mensagem anual da governadora Wilma de Faria - a última de seus sete anos de mandato - transcorreu de maneira protocolar.


A sessão foi marcada pela frieza.Um deputado de cara fechada, tenso, mas ciente do papel que tinha de representar - o de presidente da Assembleia Legislativa - recebeu a ex-aliada com um rápido aperto de mão na condução dos trabalhos.Robinson Faria parecia o "surfista prateado", chegou a comentar pelo twitter alguém que assistia a cena, era um bloco de gelo da cabeça aos pés.Alguém deve ter sentido a falta de calor humano de outras sessões, a troca de palavras, gracejos, sorrisos e tapinhas nas costas.


O clima não estava propício.Apenas uma cadeira separava Robinson do vice-governador Iberê Ferreira, justamente a de Wilma, e em nenhum momento os dois se cumprimentaram no plenário da Assembleia. Se olhasse de lado, Robinson iria encontrar Iberê Ferreira olhando pra frente.Bastante abatida, a governadora fez uma leitura sofrida de sua última mensagem.


Tropeçou diversas vezes nas palavras de um texto que listou suas principais obras ao longo dos últimos anos. Como sempre faz nas entrevistas, falou nos investimentos em habitação, saneamento, turismo, adutoras - nesse momento alfinetou o antecessor Garibaldi Filho - estradas, pontes, principalmente, a de Todos em Natal.Wilma não conteve a emoção ao lembrar o auxiliar Ruy Pereira, morto na semana passada num acidente automobilístico.


Aproveitou o momento de grande emoção para dizer que Ruy era um amigo, um bom político e LEAL.O leal soou em voz alta como se Wilma mandasse um recado para a mesa presidida por Robinson Faria.Já nos agradecimentos, Wilma fez uma pequena e potocolar referência ao voto dos deputados em vários projetos e leis importantes de interesse do governo ao longo dos sete anos.A Robinson, um reles obrigado. A Iberê, um caloroso agradecimento pela parceria e pelo empenho durante os anos de governo.


Este ano não teve réplica de Robinson Faria após a mensagem da governadora. As críticas, a troca de farpas, as palavras mais duras ficarão para as entrevistas de rádio, TV, jornal e portais. Afinal, a campanha apenas está começando....Um pequeno esclarecimento: ao comentar a falta de divulgação de pesquisas ontem pensei num título que exemplificasse o óbvio em se tratando de pesquisa eleitoral nessa fase de pré-campanha: a liderança de Rosalba Ciarlini, fato inconteste, na corrida sucessória estadual.


Em nenhum momento, duvidei deste fato. E pelo que ouvi dizer, a senadora ainda lidera, com bastante folga, o processo.O problema é que pessoas apaixonadas por esta ou aquela candidatura ficam cegas e confundem, propositadamente ou não, as coisas que são ditas. Nessas horas vale o interesse próprio de cada um.Nada disso me preocupa. Já estou calejado em matéria de campanha eleitoral. Já trabalhei e participei de inúmeras campanhas locais e nacionais.


Uma das coisa que me orgulha muito é não ter tido uma multa sequer ao longo das últimas campanhas eleitorais aqui no Rio Grande do Norte desde que retornei de Brasília, onde vivia e era feliz e não sabia.Nunca fui multado pela Justiça Eleitoral. E olha que ao longo destes anos apresento programas de rádio, TV, escrevo para impressos e dirijo um portal de notícias.Esse orgulho ninguém me tira. Para mim, é o que me norteia.
Enviado em 19 de fevereiro de 2010, às 06h51min

Nenhum comentário: