terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Apodi já tem a Rainha e Rei do Carnaval 2010






O município de Apodi no Médio Oeste Potiguar já elegeu a Rainha e O Rei do Carnaval 2010, em uma grande festa realizada na noite de domingo pela Prefeitura Municipal via Secretarias de Turismo e da Juventude, respectivamente.


A eleição da Corte aconteceu no Clube Recreativo Água Mineral Cristalina do Oeste que fica localizado as margens da BR-405 sentido Apodi-Mossoro, que ficou completamente lotado. A festa foi realizada durante o encerramento do Raly e dos Jogos Pré-Carnavalesco 2010.


Durante a festa foi apresentando o Rei Mono Uenio Oliveira e a Rainha Carla Janaina, como também a premiação as blocos, ficando o bloco campeão dos jogos Pré-carnavalesco edição 2010 o bloco Sacanagem tradicional bloco há mais 25 anos. Tanto Uenio Oliveira quanto Carla Janaina já foram rei e rainha do carnaval de Apodi em edições passadas.


O carnaval de Apodi promete vez ser um dos maiores do interior do Rio Grande do Norte. Uma vez que a festa de momo apodiense a cada ano tem crescido e atraído foliões de outras cidades e regiões.


A expectativa entre os organizadores do Carnaval de Apodi é que durante o período carnavalesco, a cidade receba uma média de 25 mil pessoas todas as noites, durante os cinco dias de festa, o que vai garantir ao município uma população flutuante de foliões em torno de 100 mil pessoas. “Organizado e participativo, o nosso carnaval já é tradição e se firmou de vez como uma grande festa do povo”, comentou a prefeita Goreti da Silveira Pinto (PMDB).


Segundo enfatiza a Prefeitura do município, via Secretaria de Turismo, nove bandas animarão os foliões em um corredor da folia e nos arrastões com trio elétrico pelas principais ruas da cidade durante os cinco dias e noites de festa. São elas: Garota Safada Elétrico, Inala, Bakulejo, Remelexo Elétrico, Arretado, Municipal Santos, Metal Elétrico, Bonde de Maluco, Maluketo, Zuada Boa.
A estrutura, considerada simples pela prefeitura, conta com 33 camarotes com capacidade para até 20 pessoas., banheiros químicos, uma praça de alimentação, além de som, palco e iluminação. O maior investimento, ressalta a prefeita Goreti, é com um “item de extrema importância: a segurança”.


HOTEIS E POUSADAS DA CIDADE JÁ ESTÃO LOTADOS


APODI - Na cidade todos os hotéis e pousadas já têm as suas reservas todas confirmadas pelos os foliões para o carnaval 2010. A Churrascaria e Pousada Apodi, Passeio Hotel, Hotel Lajedo, Vale Verde Hotel, Portal da Chapada disponibilizaram mais de 100 apartamentos para este ano e todos já estão reservados por foliões de outras regiões que todos os anos participam da folia em Apodi..


Segundo o empresário, Humberto Gurgel Pinto, proprietário da Churrascaria e Pousada Apodi as suas reservas em grande parte já tinha sido feita no ano passado. “Os foliões já deixam em sua maioria as reserva para o próximo carnaval. Este ano aumentando a oferta totalizando 30 apartamentos, e mesmo assim não vamos poder atender a todos. Se tivéssemos mais 50 apartamentos com certeza estariam todos reservados”. Comentou o hoteleiro. Com 15 funcionários sendo 06 temporários.


O Hotel Lajedo com 27 apartamentos está com todas as suas reservas confirmadas para este carnaval segundo apurou a reportagem. Já tradicional Passeio Hotel em Apodi com 42 apartamentos, teve suas reservas confirmadas na segunda semana de janeiro segundo informou a recepcionista Laurênia Marinho. Os hotéis Vale Verde e Portal da Chapada também estão todos lotados para este carnaval.


Como em todos os anos, muitos foliões vêm dos estados como Ceará, Paraíba, e Pernambuco, e das regiões do Medio e Alto Oeste, Serido, Vale do Assu e de Natal.


SEGURANÇA – A segurança será feita pela 3ª Companhia de Policia Militar e contará com 150 policias. A Delegacia Regional de Policia Civil também receberá reforço em seu policiamento, através da Operação Oeste, Guarda Municipal de Apodi e mais 100 homens contratados, que aturarão nos estacionamentos e em pontos estratégicos da festa. O Juizado da Infância e Adolescência e o Conselho Tutelar também vão atuar.


A secretaria de Saúde de Apodi vai disponibilizar uma ambulância com equipe de Agentes de Saúde, enfermeiros de plantão no corredor de Folia que fará trabalho de orientação aos foliões sobre doenças sexualmente transmissíveis e a gripe H1N1, com distribuição de panfletos e preservativos.


O carnaval de Apodi também é sinônimo de faturamento para vários segmentos comerciais da cidade. Postos de combustíveis, sorveterias, bares e restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas, hotéis, pousadas e vários outros setores aquecem suas vendas nesse período. Na cidade, várias pessoas estão disponibilizando casas para alugar.


Além de comerciantes, ganha o povo, com geração de oportunidades e renda, com a criação de centenas de empregos temporários, que começam com a contratação de 100 seguranças particulares, barraqueiros, vendedores ambulantes, churrasqueiros. Na cidade várias pessoas estão disponibilizando casas para alugar, que podem ser encontradas pelo fone (84) 9919 – 0383 ou 9903-8516.

Nenhum comentário: