sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Prefeitura do Apodi promoverá carnaval de folia, saúde e segurança




A poucos dias do carnaval. A Prefeitura do Apodi a grande responsável pela execução da festa as ações para garantir a segurança e a saúde dos mais de 50 mil foliões que todas as noites vão pular no Corredor da Folia estão sendo intensificadas pela Comissão Organizadora do Carnaval de Apodi que conta com o apoio de todas as secretarias da esfera administrativa apodiense como também dos comandos da Policia Militar e Civil no município.


Cerca de 200 homens da Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e seguranças de empresas especializadas em segurança privada vão atuar durante todo o período carnavalesco. Além do policiamento ostensivo que atendera a situações de emergência, também será montando um setor de inteligência para coibir o trafico d drogas e vários outros crimes no principal carnaval do Médio e Alto Oeste potiguar. O Corpo de Bombeiros estará disponibilizando 5 homens por noite, com a viatura, das 19h às 5h da manhã e, 3 homens da Guarda Vida, das 10h as 17h, na Barragem de Santa Cruz.


Em reunião no Palácio Francisco Pinto – sede do Executivo apodiense, a Comissão Organizadora do Carnaval de Apodi apresentou ao comando do Corpo de Bombeiro de Mossoró que esteve representado pelo tenente Queiroz, onde foi apresentada a documentação do Trio, Palco e Camarote para que os profissionais do Corpo de Bombeiro realizassem a perecia no próximo dia 12 em toda estrutura que será montada no corredor da folia. Já ficou acertado que na quarta à noite, dia 10, a BR 405 será interditada para montagem do palco e, na sexta pela manhã, dia 12, o Corpo de Bombeiros irá fazer a vistoria. A Prefeitura do Apodi contratou um técnico de segurança que vem acompanhando toda a montagem.


Além da preocupação na segurança dos foliões a Prefeitura do Apodi através de suas Secretarias de Turismo, Urbanismo, Obras, vai manter 35 homens trabalhando na ornamentação, estrutura e na limpeza pública nos dias de carnaval mais 6 homens trabalhando na iluminação, fazendo o percurso eu será da Praça Robson Lopes até o Muralhas (Corredor da Folia), sentido Pau dos Ferros/ Mossoró (Rua Ver. Domingo de Freitas e Adalgisa Ferreira Pinto), sentido Mossoró/Pau dos Ferros (Rua João Batista Guerra, Av. Vinght Rosado, Rua Tiradentes, Rua Prof. Antonio Dantas e Gov. Dix-Sept Rosado).


Durante todo o carnaval o Conselho Tutelar vai atuar juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(COMDCA), fazendo blitz e campanha informativa.


A estrutura do carnaval de Apodi é formada por 33 camarotes, Praça de Alimentação, banheiros químicos, palco, trio e arrastões com as bandas e trio elétrico pelas principais ruas da cidade durante os cinco dias e noites de festa. São elas: Garota Safada Elétrico, Inala, Bakulejo, Remelexo Elétrico, Arretado, Municipal Santos, Metal Elétrico, Bonde de Maluco, Maluketo, Zuada Boa.


A festa promete vez ser um dos maiores do interior do Rio Grande do Norte. Uma vez que a festa de momo apodiense a cada ano tem crescido e atraído foliões de outras cidades e regiões, como do Vale do Jaguaribe, no Ceará, e Alto Sertão, na Paraíba. É considerado um dos mais animados e importantes carnavais do Médio e Alto Oeste.


A expectativa entre os organizadores do Carnaval de Apodi é que durante o período carnavalesco, a cidade receba uma média de 25 mil pessoas todas as noites, durante os cinco dias de festa, o que vai garantir ao município uma população flutuante de foliões em torno de 100 mil pessoas.


O carnaval de Apodi também é sinônimo de faturamento para vários segmentos comerciais da cidade. Postos de combustíveis, sorveterias, bares e restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas, hotéis, pousadas e vários outros setores aquecem suas vendas nesse período. Na cidade, várias pessoas estão disponibilizando casas para alugar.


Além de comerciantes, ganha o povo, com geração de oportunidades e renda, com a criação de centenas de empregos temporários, que começam com a contratação de seguranças particulares, barraqueiros, vendedores ambulantes, churrasqueiros. Na cidade várias pessoas estão disponibilizando casas para alugar, que podem ser encontradas pelo fone (84) 9919 – 0383.


SECRETARIA DE SAUDE MONTARA ESTRATRUTURA NO CORREDOR DA FOLIA


A cidade de Apodi realiza um dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte. Durante 05 (cinco) dias a cidade se transforma para receber um número considerável de turistas que migram de várias cidades da região e até de outros estados. Diante deste quadro, durante este período, todas as ações em diversas áreas de atuação do município, são planejadas visando à garantia de qualidade de vida satisfatória para todos que participam deste evento, para tanto se faz necessário que sejam asseguradas condições adequadas de segurança, infra-estrutura, lazer, educação, saúde, dentre outras.


No que se refere à saúde, é sabido que este período de festas e aglomeração de pessoas é propício para o aumento das estatísticas dos casos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com ênfase para a AIDS, além da gravidez na adolescência, aumento das internações e atendimentos por ingestão inadequadas e abusivas de álcool e drogas, e no momento atual há também uma grande preocupação em relação ao Vírus H1N1.


Com a preocupação e o comprometimento de amenizar este quadro preocupante descrito acima, e garantir condições satisfatórias de educação em saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Apodi apresentou varias propostas de atividades que serão realizadas durante o período pré carnaval e no evento em si, para sensibilizar toda a população envolvida no que se refere as condições necessárias para a garantia da saúde durante todo o período de festa.De acordo com o secretario Ivanildo Lima o objetivo é o de sensibilizar adolescentes, jovens e adultos, no período pré carnavalesco e durante o evento, para a prática do sexo seguro, com uso do preservativo. Informar de forma clara e objetiva das conseqüências indesejadas da ingestão inadequada e abusiva de álcool e drogas.


Garantir o atendimento de primeiros socorros e o transporte adequado do usuário até a unidade de saúde mais próxima, se necessário, por meio de uma ambulância no local do evento. Levar informação concretas e seguras a respeito do Vírus H1N1, no que se refere às medidas de profilaxia e tratamento.O Público Alvo deste trabalho será os Adolescentes, jovens e adultos da cidade de Apodi e turistas que estiverem visitando o município no período do Carnaval. O trabalho será realizado através de parceria das Secretarias Municipal de Saúde, Educação, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, Polícia Militar, Promotoria Pública e Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.


Para os dias 12, 13, 14, 15 e 16 sera disponibilizada a seguinte estrutura, seja em recursos humanos, seja em equipamentos: 01 ambulância com respectivos motoristas (05) em regime de escala e 05 técnicos de enfermagem, onde na oportunidade os mesmos realizarão pequenos atendimentos em enfermagem (Administração de Medicamentos, Verificação de SSVV) e transporte de pacientes nos casos mais urgentes, se necessário. Contamos também com uma equipe composta de 20 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) para realizarem um trabalho educativo nos 05 dias do evento, onde os mesmos entregarão preservativos e panfletos educativos sobre DSTs e Influenza A (H1N1), se constituindo, pois, num trabalho preventivo e de orientação para a população em geral. Concomitante a essas ações, disponibilizamos também um telão com pequenos vídeos sobre a Influenza A, DSTs/Aids, Álcool e Drogas durante o intervalo dos jogos pré-carnavalescos além da confecção de uma vinheta educativa que será exibida nos principais veículos de comunicação.


No dia 13/02 a partir das 16h00min será realizado uma blitz na entrada principal da cidade (BR 405) feita pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Polícia Militar e com o apoio de entidades comerciais de nossa cidade. No dia 14/02 a partir das 12h00min acontecerá uma segunda blitz na outra extremidade da cidade na direção da barragem. Dessa feita, serão desenvolvidas uma série de ações durante o evento.


Festa escolherá rei e rainha do Carnaval 2010


Após o sucesso do ano passado, a Prefeitura de Apodi , através da Comissão Organizadora do Carnaval, abre o concurso para a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2010 na cidade.


Para participar a pessoa deve ter idade superior a 18 anos e esbanjar simpatia e alegria, além de muito samba no pé. As inscrições já estão abertas na Secretaria de Turismo e a festa será realizada no dia 07 de fevereiro no Clube Recreativo da Água Mineral Cristalina do Oeste, animada pela Banda FERAS ELÉTRICOS, O evento ocorrerá a partir das 17:00 horas, quando do encerramento do Rally promovido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. O acesso será ao evento será gratuito.


As inscrições para concorrer aos títulos de Rei Momo e Rainha do Carnaval podem ser feitas na Secretaria de Turismo de Apodi, nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, das 08:00 às 12:00 hs, á rua Manoel Pedro Viana, com Anábia Feitoza.


A Prefeitura do Apodi esta convidando os blocos e turmas do carnaval e demais interessados para fazerem inscrições dos candidatos a Rei Momo e Rainha do Carnaval.


A prefeita Goreti Silveira Pinto participara da festa de escolha da Rainha e Rei do Carnaval 2010 de Apodi.

Nenhum comentário: