sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PROGRAMA CORTE DE TERRA DE APODI ATENDERA A 2.500 PRODUTORES RURAIS



A Prefeitura Municipal de Apodi via Secretaria de Agricultura Irrigação, vem desenvolvendo o Programa Corte de Terra que tem por objetivo atender ao pequeno produtor rural em uma das suas necessidades básicas, o preparo do solo.


Para isso, a Secretaria de Agricultura e Irrigação está oferecendo mais de 2.000 horas de trabalho de trator que atendera a pequenos produtores rurais de todo o território apodienses que sejam associados a Centro Comunitários ou Associações de Agricultores como também agricultores que não faz parte de entidades. Cada família ou produtor rural será atendido com uma 1hora de trabalho de trator para preparar o solo.
O projeto envolve 75 associações de produtores rurais parceiras com a Prefeitura do Apodi. O programa na região vem servido como modelo para outras prefeituras.


De acordo com o secretario de Agricultura, Eron Costa, estimativa que a área a ser cortada/plantada: 2.500 hectares e os recursos aplicados são da ordem de mais de R$ 100 mil reais.


Já através do Programa Terra Pronta mantido pela Prefeitura do Apodi e Petrobrás sendo que a Pet obras faz a doação do Doação de Óleo Diesel para que as 14 associações executem o corte de terra com sua maquinas. O Terra Pronta atende a 500 famílias e os recursos aplicados são da ordem de R$ 30 mil reais.


Os beneficiados com os programas de corte de terra receberão segundo o secretário Eron Alves assistência técnica e orientação visando uma melhor produtividade no campo.


Encravado no Médio Oeste Potiguar, o município de Apodi considerado como grande produtor de milho, feijão, arroz, mel de abelha, castanha de caju dentre vários outros produtos que tem ajudado a fortalecer a agricultura familiar do município que inclusive recentemente foi destaque em reportagem especial da Revista Prefeitos & Gestão.


Desde que assumiu a Prefeitura do Apodi, a prefeita, Goreti Silveira Pinto (PMDB), vem mantendo uma política de valorização ao homem do campo e atendido aos pleitos dos que atuam na Agricultura Familiar, assentados dos Assentamentos Rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA na Chapada do Apodi.
A solenidade de lançamento do Programa Corte de Terras de Apodi 2010 acontece neste sábado as 09:00 na Casa de Cultura Popular. O evento contara com a presença da prefeita, Goreti Silveira Pinto, Secretário da Agricultura, Eron Costa, vereadores, secretários, assessores, lideres comunitários, presidentes de associações, assentamentos rurais, lideres sindicais e representantes de vários outros segmentos organizados da sociedade apodiense.
SEMENTES – Os produtores rurais de Apodi também serão contemplados com o Programa de Distribuição de Sementes que a Prefeitura de Apodi em parceria com o governo do Estado via Ematern e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Estará distribuindo nos próximos dias as sementes que serão utilizadas nos banco de sementes nas comunidades rurais do município. Ao todo será Milho tipo Cruzeta 2.740 Kg, Feijão Brs Potiguar 2.740 kg, Sorgo Ponta negra 1.100 kg.


As comunidades que receberão as sementes são:
• Água Fria e Baixa Fechada 01 e 02
• Bambural e Boa Esperança
• Melancia e Assentamento Laje do Meio
• Sitio Córrego e Assentamento Milagre
• Pitombeira e Assentamento Paraíso
• Santa Cruz e Assentamento Nova Descoberta
• Assentamento Moacir Lucena
• Sororoca e Sitio Trapiá
• Assentamento Portal da Chapada e Assentamento Cruzeiro.


ASCOM - PMA

Nenhum comentário: