sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Professor Aécio Cândido profere palestra na Semana Pedagógica de Apodi




APODI – Dentro das atividades da Semana Pedagógica de Apodi realizada pela Prefeitura Municipal via Secretaria de Educação foi realizado o encontro com os profissionais da educação na Casa de Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra no centro da cidade.

O evento teve início às 8 horas da manhã de quinta-feira, com o credenciamento, acolhimentos dos participantes e momento cultural com apresentação artística. Em seguida foi formada a mesa de cerimônia e a abertura oficial da Semana Pedagógica que contou com a participação de diversos profissionais da Rede Municipal de Educação.

A secretaria de Educação de Apodi, professora, Mara Marlizete Duarte Marinho de Paiva, representando a prefeita, professora Maria Gorete da Silveira Pinto, saudou os presentes, dando inicio a mais uma etapa da semana Pedagógica em Apodi, falando aos mais de 150 profissionais da educação, sobre os investimentos da educação no município e metas da secretaria para 2010.

Segundo a Mara Marlizete Duarte, o ano de 2009 teve muitos desafios. A Prefeitura investiu em novas salas de aulas, recuperação de escolas, melhoria de salário dos professores, e material de trabalho. “Hoje estamos felizes ao ver que, a nossa luta não foi em vão, pois na educação municipal avançamos muito”, comentou a prefeita.

Para o ano de 2010 a meta da Secretaria de Educação é atingir mais de 4000 mil alunos matriculados. De acordo com a secretária Mara Marlizete em 2009 foi investidos 39% de suas receitas na educação onde a maioria dos municípios investe apenas 25% de suas receitas.

“Com o apoio da prefeita Gorete da Silveira Pinto, avançamos muito em 2009, e em 2010 vamos avançar muito mais. Dia 01 de março irá iniciar o novo ano letivo, com mais investimentos em toda a estrutura educacional e com metas e objetivos que serão alcançados com o esforço de todos nós aqui presentes”. Explicou a Secretária Mara Duarte.

Convidado para o evento o vice-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Aécio Cândido de Souza, proferiu a palestra com o tema: Aprender a Aprender: O que é necessário para ser um bom educador.

“Hoje nós compreendemos que o aprendizado não simplesmente uma transmissão de conhecimentos no sentido de o professor ao chegar e dizer tudo ao aluno. É muito mais que uma construção junto com o aluno, aproveitando o que ele já tem de informação sobre aquele tema para sirva de motivação e que ele veja que aquele tema tem significado para a vida dele, ou seja, aprender a aprender. A pessoa que aprende aprendendo, ganha mais autonomia na vida com a capacidade de mobilizar e usar esse aprendizado para resolver os problemas práticos em sua vida no dia-a-dia” explanou o palestrante.

Para a Sub-Secretária de educação Flavia Cristina, a Semana Pedagógica tem sido de fundamental importância para os profissionais da educação no município. “A Semana Pedagógico tem reunidos todos com um só objetivo, a melhoria de nosso trabalho enquanto profissionais da educação que consta na busca de metas a serem alcançadas para este ano letivo. Estamos confiantes e com o apoio que estamos recebendo da prefeita gorete, o ano letivo de 2010 será de muitas vitórias alcançadas”. Concluiu a Subsecretária Flavia Cristina.

A Semana Pedagógica teve inicio de 24 de fevereiro com seu enceramento previsto para o dia 02 de março.

Nenhum comentário: