terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PV tem novo encontro para definir futuro político da legenda este ano

Prefeita Micarla de Sousa deve comandar encontro do seu partido, o PV, nesta quinta-feira, em Natal




Faltando pouco mais de três meses para o início das convenções, o Partido Verde (PV) é um dos poucos que ainda não definiu o rumo que tomará na próxima eleição. Os membros do partido se reúnem, nesta semana, para discutir o processo eleitoral.


A reunião deverá ocorrer na próxima quinta-feira (25), mas a data, de acordo com a executiva estadual, ainda não está confirmada. O objetivo da legenda é avaliar o cenário eleitoral para decidir como procederá durante as eleições deste ano.A tendência é que o partido apoie a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o governo do Estado.


Mas ainda não houve posicionamento oficial. Na corrida pelo Senado, o suspense ainda é maior. Apesar de a sigla já ter declarado apoio à candidatura do senador José Agripino (DEM), o segundo nome a ser escolhido pelos verdes provoca dúvidas.


A prefeita de Natal e presidente estadual do PV, Micarla de Sousa, disse que o partido pretende continuar com o grupo que a elegeu, ou seja, próximo do DEM e do PMN, que deverão lançar a chapa Rosalba governadora e deputado estadual Robinson Faria (PMN) vice. A prefeita ainda enfatizou, no início do mês, após ler a mensagem anual de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Natal, que a formação de uma chapa com o grupo governista não é cogitada.


No entanto, os deputados estaduais da sigla, Luiz Almir e Gilson Moura, fazem parte da base da governadora Wilma de Faria (PSB), que apoiará o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) na disputa pela sucessão estadual. Almir e Moura dizem que não se manifestarão quanto à escolha do candidato a governador que será apoiado pelo partido, mas defendem incondicionalmente o apoio a Wilma para o Senado.Caso o PV confirme a tendência de continuar com os aliados que elegeram Micarla, o partido terá que ceder em algumas de suas pretensões.


Com a chapa Rosalba e Robinson fechada, a sigla terá que desistir da ideia de indicar o candidato a vice-governador na chapa que irá compor. Sobra para os verdes a vaga de primeiro suplente do senador José Agripino (DEM). O nome mais cotado para ser indicado é o do deputado estadual Paulo Davim (PV), que já confirmou não concorrer à reeleição. Também chegou a ser cogitada a possibilidade de a mãe de Micarla de Sousa, a empresária Mirian de Sousa, ser escolhida para a vaga.


Do lado governista, Iberê Ferreira de Souza, a quem Micarla ainda não cogita sequer a possibilidade de apoiar, tem a vaga de vice-governador - espaço que o PV pleiteava na chapa de oposição - livre. Iberê ainda não conversou com os verdes, mas disse que vai procurar o partido. Ele deverá começar as conversas pelos deputados Luiz Almir e Gilson Moura, que participarão da base de sustentação do seu governo.Além da definição sobre o lado que vai defender, o PV também traçará estratégias para a chapa proporcional.


Para a bancada estadual, o partido sairá com Luiz Almir e Gilson Moura, que tentarão ser reeleitos, e ainda deverá ter o vereador natalense Paulo Vagner como puxador de votos. Para a disputa por uma vaga na Câmara Federal, os verdes apostam no nome do secretário-chefe de gabinete da Prefeitura de Mossoró, Gustavo Rosado.

Nenhum comentário: