segunda-feira, 1 de março de 2010

Na contramão do Distrito Federal, DEM segue se fortalecendo no RN

Enquanto diretório do DF é dissolvido e importantes ícones do partido podem acabar na cadeia, políticos continuam aderindo à candidatura de Rosalba.


O Democratas enfrenta a maior crise de sua história no país, perdendo o único governador da legenda, o vice-governador do Distrito Federal e dissolvendo o diretório no local onde o partido foi mais. Foi. Agora, a força do Democratas se concentra no Rio Grande do Norte, que é onde o partido tem a maior esperança de conseguir a eleição de um governador, com a senadora Rosalba Ciarlini.



Enquanto especialistas apontam para o enfraquecimento do partido, a legenda em terras potiguares segue angariando apoios e vem cada vez mais forte para a eleição deste ano, trazendo cada vez mais aliados da base de Lula para a oposição.Em matéria veiculada no portal UOL, especialistas da Universidade de Brasília, Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos declararam que a tendência é que o DEM perca ainda mais espaço do que nas eleições anteriores, quando passou dos 105 deputados federais no fim do governo de Fernando Henrique Cardoso para 65 na eleição de 2006, contando atualmente com apenas 56 parlamentares – graças também à saída dos deputados que preferem sempre permanecer na base governista.



E o cenário para os cargos majoritários também não é bom.Entre os estados com pré-candidatos mais fortes do Democratas, o Pará (Valéria Pires), Mato Grosso (Jayme Campos), Tocantins (Kátia Abreu) e Santa Catarina (Raimundo Colombo) são onde o DEM aparece com candidaturas competitivas, mas que não ocupam a liderança nas pesquisas. A única dianteira do partido ocorre no Rio Grande do Norte, onde Rosalba Ciarlini continua com folga em relação aos adversários, Carlos Eduardo (PDT) e Iberê Ferreira (PSB). No estado, inclusive, não se vê resistência ao apoio a Rosalba devido aos escândalos do DEM do Distrito Federal, que resultou até no fim do diretório do partido no local. O que se observa, ao contrário do que fariam crê os escândalos dentro do partido, são cada vez mais líderes aderindo à candidatura da “Rosa”.









Entre os estados com pré-candidatos mais fortes do Democratas, o Pará (Valéria Pires), Mato Grosso (Jayme Campos), Tocantins (Kátia Abreu) e Santa Catarina (Raimundo Colombo) são onde o DEM aparece com candidaturas competitivas, mas que não ocupam a liderança nas pesquisas.




A única dianteira do partido ocorre no Rio Grande do Norte, onde Rosalba Ciarlini continua com folga em relação aos adversários, Carlos Eduardo (PDT) e Iberê Ferreira (PSB). No estado, inclusive, não se vê resistência ao apoio a Rosalba devido aos escândalos do DEM do Distrito Federal, que resultou até no fim do diretório do partido no local.


O que se observa, ao contrário do que fariam crê os escândalos dentro do partido, são cada vez mais líderes aderindo à candidatura da “Rosa”.O primeiro foi o senador Garibaldi Filho (PMDB). O ex-presidente do Senado, que contou com o apoio do presidente Lula durante o período que comandou o Congresso, disse ao próprio petista que não iria apoiar um candidato da base aliada no Rio Grande do Norte por ter preferência e afinidade com Rosalba Ciarlini.


disso, também circulou na imprensa a informação de que Garibaldi vê na aliança com Rosalba uma possibilidade maior de conseguir sua reeleição. Mas não demorou para a atitude ser acompanhada por outros líderes.



Recentemente, o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), rompeu oficialmente com a base de Wilma de Faria no estado e aceitou o convite para ser vice na chapa encabeçada por Rosalba Ciarlini, levando com ele uma forte bancada de prefeitos e deputados estaduais, além do deputado federal Fábio Faria (PMN).


Caminho semelhante também deve ser seguido pela prefeita de Natal Micarla de Sousa, que ainda não divulgou o posicionamento do PV para a eleição, mas já transcorrem discussões para que um membro do PV seja indicado como suplente de José Agripino (DEM) na chapa como senador. No entanto, uma das notícias mais surpreendentes foi o anúncio de que o suplente de deputado estadual Vivaldo Costa (PR) também seguiu para a base de Rosalba.




Aliado de primeira hora da governadora Wilma de Faria, Vivaldo exerceu o mandato de deputado estadual quase que em sua plenitude, uma vez que o governo manteve sempre no Executivo algum dos parlamentares que compuseram a coligação do “Papa”, como é chamado o suplente de deputado.


Entretanto, assim que o deputado Raimundo Fernandes (PMN) deixou a função de secretário de Articulação com os Municípios, Vivaldo anunciou que vai apoiar a candidatura de Rosalba. Um dos supostos motivos foi o vácuo que haveria na região Seridó e, se apresentando deputado aliado de Rosalba, o Papa teria mais chances de recuperar a vaga na Assembleia.


Com a candidatura de Rosalba ao governo, a de Agripino ao Senado e fortes quadros para disputarem vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, o Democratas do Rio Grande do Norte pode ser um dos poucos lugares do Brasil onde o DEM terá sucesso na eleição.


Ao contrário do que alguns especialistas acreditavam, o Rio Grande do Norte ainda não sente os efeitos do “Mensalão do DEM” – e a aposta de boa parte da classe política é que assim permanecerá.
Por Júlio Pinheiro

Nenhum comentário: