Tv Ponta Negra
As empresas de telefonia celular Claro e Oi/Brasil Telecom terão de responder na justiça a uma ação por descumprimento às regras da Lei do Call Center. A ação foi ajuizada pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
A ação pede que cada uma das empresas seja condenada ao pagamento de R$ 300 milhões por danos morais coletivos. O valor é cem vezes maior que a multa máxima prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, e o dinheiro irá para o Fundo de Direitos Difusos para subsidiar projetos voltados para a valorização da cidadania.
O ministro da Justiça, Tarso Genro. esclareceu que agora é uma sentença judicial e não administrativa, ou as empresas pagam ou têm de se adequar à lei, a condenação é para reforçar o Fundo de Direitos Difusos.
As empresas de telefonia lideram a lista de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor. Segundo Tarso Genro, para elas, é mais fácil pagar a multa do que se adequar à legislação. Por isso, o valor dessa ação é alto. Tarso Genro ainda não descartou a possibilidade de outras empresas também responderem a ações do tipo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário