A adoção de queimadas com o propósito de preparar a terra para o plantio tem resultado em incêndios que atingem várias propriedades na zona rural de Caraúbas e de outros municípios da região oeste do Rio Grande do Norte. Na comunidade de Passagem, zona rural de Caraúbas, os pequenos produtores enfrentam dificuldades para manter os seus rebanhos, tendo em vista que a pastagem que ainda restava na região foi consumida por incêndios registrados nos últimos dias.
Devido ao longo período chuvoso, que aconteceu este ano, muitos acreditavam que o rebanho bovino e caprino teria alimento suficiente até o início da próxima estação chuvosa. No entanto, as queimadas que costumam ser realizadas nessa época do ano mudaram totalmente essa perspectiva otimista, já que as chamas destruíram pastagens inteiras em algumas propriedades, deixando os animais sem alimento.
Muitos já sentem os efeitos dessa falta de conscientização. "Todo ano acontece á mesma coisa. A pessoas colocam fogo de forma desordenada e acabam provocando incêndios que devastam o que tem pela frente. Acaba sendo prejudicado é quem tem seus rebanhos e não tem condições de comprar ração. A pastagem é uma ajuda importante para nós pequenos produtores, uma vez que sem condições de comprar ração no mercado local, somos obrigados a conduzir os rebanhos para outros terrenos, com o intuito de evitar que eles morram de fome", acrescentou o produtor Paulo Patrício, que reside na zona rural do município.
Ao longo da malha viária que compreende a região oeste do estado é fácil detectar vários focos de queimadas. Em alguns pontos é possível observar que os incêndios não são controlados. Em determinadas áreas o fogo acaba destruindo cercas, queimando animais e a vegetação nativa, o que poderá resultar em um grande desastre ecológico, caso as autoridades não adotem ações. As áreas de encosta de serras são as mais castigadas com esse tipo de problemas. Em municípios como Portalegre, Martins e São Miguel são comuns as queimadas nessa época do ano. Entre os meses de outubro e dezembro os proprietários de áreas de cultivo, sob o argumento de preparar a terra para o plantio, realizam inúmeras queimadas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário