
O preço de presentes para o Dia das Crianças ficou apenas 0,26% mais caro em um ano, segundo um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador considera a variação de preço entre outubro de 2008 e setembro de 2009 de um grupo que inclui sete itens, como aparelho de videogame, telefone celular, boneca e bola de futebol, vôlei e basquete.
O aumento é bem abaixo da inflação, já que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 5,02% no mesmo período.
Segundo a FGV, a inflação do Dia das Crianças como um todo - que considera produtos e serviços consumidos na data, divididos em grupos de despesas de presentes, com lazer e com vestuário - foi de 6,66%, acima do IPC (5,02%).
Em um ano, os gastos com lazer aumentaram 5,98%. As maiores altas foram registradas em serviços como teatro (7,29%), show musical (5,61%). Mas a alimentação na rua para comemorar a data também ficou mais cara. O preço de sanduíche teve alta de 7,28%, enquanto o de refrigerante fora de casa avançou 6,67%.
As despesas com vestuário, por sua vez, subiram 4,88%, pouco abaixo do IPC. O preço de roupas infantis ficou 5,17% mais caro e o de calçados, 4,35%.

Nenhum comentário:
Postar um comentário